Banner created with MyBannerMaker.com

Obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

O 25 de Abril!

Bem, para quem gosta de recordar a história, aconselho a leitura atenta ,deste texto:

PROCLAMAÇÃO AO PAÍS LIDA POR SPÍNOLA
(26/4/74)

Em obediência ao mandato que acaba de lhes ser confiado pelas Forças Armadas, após o triunfo do Movimento em boa hora levado a cabo pela sobrevivência nacional e pelo bem-estar do Povo Português, a Junta de Salvação Nacional, a que presido, constituída por imperativo de assegurar a ordem e de dirigir o País para a definição e consecução de verdadeiros objectivos nacionais, assume perante o mesmo o compromisso de:
- Garantir a sobrevivência da Nação, como Pátria Soberana no seu todo pluricontinental;
- Promover, desde já, a consciencialização dos Portugueses, permitindo plena expressão a todas as correntes de opinião, em ordem a acelerar a constituição das associações cívicas que hão-de polarizar tendências e facilitar a livre eleição, por sufrágio directo, de uma Assembleia Nacional Constituinte e a sequente eleição do Presidente da República;
- Garantir a liberdade de expressão e pensamento;
- Abster-se de qualquer atitude política que possa condicionar a liberdade da eleição e a tarefa da futura Assembleia Constituinte e evitar por todos os meios que outras forças possam interferir no processo que se deseja eminentemente nacional;
- Pautar a sua acção pelas normas elementares da moral e da justiça, assegurando a cada cidadão os direitos fundamentais estatuídos em declarações universais e fazer respeitar a paz cívica, limitando o exercício da autoridade à garantia da liberdade dos cidadãos;
- Respeitar os compromissos internacionais decorrentes dos tratados celebrados;
- Dinamizar as suas tarefas em ordem em que no mais curto prazo o País venha a governar-se por instituições de sua livre escolha;
- Devolver o poder às instituições constitucionais logo que o Presidente da República eleito entre no exercício das suas funções.


Os nossos políticos, deviam ler com muita atenção esta comunicação, várias vezes, para saberem o que é a democracia e para que serve, nos dias de hoje. Abril sempre.

5 comentários:

  1. Foi bom ter visto aqui uma evocação deste Dia ! Eu estive na Rua, metida numa multidão imensa. Com esperança pouca ou nada, mas com a alegria de partilhar com os semelhantes memórias e sentimentos. E o sol, e a cor de rubro.
    LT

    ResponderExcluir
  2. Amiga post maravilhoso amei,
    tenha um final de semana abençoado.
    Venha participar do sorteio de um ano do blog
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho que já ninguém se lembra dessas palavras...e a soberania está hipotecada e hipotecada continuará por mais 24 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As multidões que encheram hoje ruas e ruas, quer de manhã quer á tarde lembram-se bem. O que o leva a dizer que serão 24 anos de soberania hipotecada ? Porquê mais 24 ?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...