Banner created with MyBannerMaker.com

Obrigado pela sua visita!

sábado, 19 de outubro de 2013

As delicias do mar são importantes!

Bom, hoje apetece-me falar de algo muito utilizado nas cozinhas de Portugal, mas a que não se dá o devido destaque. Falo, obviamente, das delicias do mar, pelo titulo do post era fácil de verificar que assim fosse, sim aquelas barrinhas deliciosas, feitas não se sabe muito bem de quê, pois hoje vão ficar a saber algumas coisas deste ingrediente magnífico. Importa saber que este alimento não nasce no supermercado ,pois mas vêm de algum lado e para quem não sabe este alimento é constituído à base de surimi. Ena que nome mais estranho, calma que eu já explico ele é atualmente produzido e conservado de forma industrial e comercializado em todo o mundo. Na utilização são preferencialmente utilizados peixes frescos. A carne dos músculos é triturada, peneirada e lavada para eliminar a pele, as escamas e as espinhas. Esta pasta de proteínas de peixe de sabor e cheiro neutros é depois devidamente condimentada. Elas são tão especiais que na sua composição, vão reparar se tiverem ou quando forem às compras, elas são compostas por carne de peixe, boa isto não se observa todos os dias. Para além de todos estes aspetos, não têm muita gordura, mas curiosamente têm açúcar, amido, clara de ovo e óleo vegetal, no entanto, estes são ingredientes essenciais para a textura, estrutura e brilho deste gel de surimi que originara o produto final .Este produto alimentaras é ainda uma fonte proteica barata e amiga do ambiente. Como se isto já não bastasse para vos convencer a provar, se bem que já o devem ter feito, agora existem umas em forma de lagosta que fazem um figurão nas mesa. Existem ainda muitas receitas que levam este ingrediente não preciso de colocar aqui, pois elas disponíveis numa pesquisa rápida pelo Google. Está feita justiça a este ingrediente tantas vezes desprezado, mas que merece, na minha opinião, um destaque de vez em quando. Fica sempre bem.

5 comentários:

  1. Obrigada pela apresentação visual de algo tão exaustivamente descrito e que agora ainda ficou mais delicioso.E aprendi muito, pois não imaginava a existência desse tal surimi a quem passarei a tratar com a devida consideração.
    La Tâche.

    ResponderExcluir
  2. Que giro e original !!!!! aprecio imenso este blog , que já se destacou dos Outros ( iiiiiiiiiiii-!!!!!!!!!!!!) por este detalhe rosa schoking flúor. "Folga justa"
    La Tâche

    ResponderExcluir
  3. Eu adooooro delicias do mar!!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Dificilmente um produto tão processado e com uso de corantes como as delícias do mar pode ser classificado como amigo do ambiente. O que chega às mesas dos portugueses actualmente é bastante diferente do kamaboko tradicional que se fazia no Japão (que não levavam sorbitol porque não eram congelados).
    Ainda para mais, tem muito menos proteínas do que a mesma quantidade de lentilhas, que são bastante mais baratas.
    Podem ser deliciosas mas estão longe de ser uma fonte proteica barata e amiga do ambiente. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! E assim que um dia vi como se fazem as delicias, decidi cá para mim que nunca mais iria comer nada disto. Quem diz delicias, diz o fiambre, as salsichas... Aquilo leva de tudo! Ok, são saborosas e como se diz "olhos que não vêem, coração que não sente", mas possa...aquilo é mau demais!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...